terça-feira, 9 de maio de 2017

Porque a Bíblia nos compara como uma árvore a beira de um riacho?


"Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja confiança é o Senhor.
 Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto." Jeremias 17.7-8



"Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.
Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará." Salmos 1.1-3
O que vemos em comum com esses dois versos da Bíblia (Jeremias 17.8 e Salmos 1.3)?

Os dois trechos da Bíblia falam que o cristão é como uma árvore plantada perto da água que espalha as suas raízes até o ribeiro. Sabemos que a árvore plantada na beira de um riacho suas folhas são sempre verdes e ela aguenta as mudanças de temperatura. Mesmo que não chova, ela continua dando fruto na estação certa. Assim é o cristão, vem as dificuldades, as estações da vida e ele permanece de pé.

Nunca me esqueço que um dia uma amiga bem próxima a mim falou que o seu filho de 7 anos costumava a pensar nos Salmos 1, justamente na parte que diz o que não é para fazer, como por exemplo, não andar nos conselhos dos ímpios, dos zombadores... e um dia ele chamou a atenção para a parte que diz que a nossa satisfação tem que estar no Senhor e na sua Lei. Sendo assim, como a água do riacho é o alimento da árvore, assim é Palavra de Deus  para nós.
Interessante! Como pode um menino de 7 anos se interessar e interpretar a Palavra desse jeito! Que possamos ser como essa criança que medita no que o Senhor diz para não fazermos.
 Mas a pergunta é: o que nos faz sermos com estas árvores? É o prazer que encontramos na Lei do Senhor, meditando n’Ele dia e noite (Salmos 1.2). Já no versículo 7 de Jeremias, diz que Deus abençoará aquele que confia n’Ele, aquele que crê n’Ele.
 A Palavra de Deus é como um rio na nossa vida. Sempre teremos a Palavra de Vida para nós.
E então, você é como essas árvores que crescem à beira de um riacho?
 



segunda-feira, 8 de maio de 2017

Espelho, Espelho, Espelho Meu...

Imagem via Freepik

Interessante essa pergunta! Quando li essa frase lembrei-me do clássico e famoso desenho da Disney que tinha a pergunta: “espelho, espelho meu, existe alguém mais bela do que eu?” O mundo gira em torno da beleza, tudo é aparência, tudo é vaidade. As pessoas julgam pelo que elas veem hoje. Esquecem o que há por trás de uma bela maquiagem, de roupas, sapatos de marca, joias de valores e de um cabelo com penteado elegante. Não sou contra a boa aparência, pelo contrário, gosto de um salto alto, um bom perfume e de um make bem feito. Mas, o que quero dizer é que não adianta usar BB cream, deixando o rosto mais limpo, lisinho como uma seda, e ter o coração cheio de abrolhos, sujeira e outras coisas feias.
O equilíbrio deve estar presente em nossas vidas, pois tudo o que é demais pode não fazer bem. Não devemos pôr nossa aparência acima do que somos interiormente.
O espelho reflete a imagem do que somos externamente, porém nossas atitudes e palavras refletem o que somos interiormente.
Pedro ensina: “não seja o adorno da esposa o que é exterior, como frisado de cabelos, adereços de ouro, aparato de vestuário; seja, porém, o homem interior do coração, ...” I Pe 3.3,4a. Isso no mostra que o princípio bíblico é dar prioridade para a conduta interior acima da exterior. “Pois assim se ataviaram a si mesmas as santas mulheres que esperavam em Deus”. I Pe 3.5. Pedro chega ao ponto de dizer que existe a possibilidade de ganhar o marido sem palavra alguma, apenas com seu próprio exemplo.

Um exemplo ocorreu com o jornalista e escritor Lee Strobel. Sua esposa Leslie havia se convertido e ele odiou a ideia, pois agora pensava que Lea seria uma pessoa reprimida. Mas, ao invés disso, Strobel teve uma grande surpresa. Ela mudou profundamente seu caráter, sua integridade e autoconfiança. Isso fez com que Lee Strobel investigasse e mergulhasse no caso “de saber sobre Jesus”, e isso causou sua conversão e na publicação do livro “Em defesa de Cristo”. Posteriormente, escreveu também “Em defesa da fé” e muitos outros títulos interessantes que contribuem ao Cristianismo. 

quinta-feira, 4 de maio de 2017

Provérbios da Mulher Virtuosa


Mulher virtuosa quem a achará? 
O seu valor muito excede ao de rubis.
O coração do seu marido está nela confiado; 
assim ele não necessitará de despojo.

 Ela só lhe faz bem, e não mal, 
todos os dias da sua vida.

 Busca lã e linho, e trabalha 
de boa vontade com suas mãos.

Como o navio mercante, 
ela traz de longe o seu pão.
Levanta-se, mesmo à noite, 
para dar de comer aos da casa, e 
distribuir a tarefa das servas.

 Examina uma propriedade e 
adquire-a; planta uma vinha com o fruto de suas mãos.

Cinge os seus lombos de força, 
e fortalece os seus braços.

Vê que é boa a sua mercadoria; 
e a sua lâmpada não se apaga de noite.

 Estende as suas mãos ao fuso, 
e suas mãos pegam na roca.

 Abre a sua mão ao pobre,
 e estende as suas mãos ao necessitado.

 Não teme a neve na sua casa,
 porque toda a sua família está vestida de escarlata.

Faz para si cobertas de tapeçaria; 
seu vestido é de seda e de púrpura.

 Seu marido é conhecido nas portas, 
e assenta-se entre os anciãos da terra.

 Faz panos de linho fino e vende-os,
 e entrega cintos aos mercadores.

 A força e a honra são seu vestido, 
e se alegrará com o dia futuro.

 Abre a sua boca com sabedoria, 
e a lei da beneficência está na sua língua.

Está atenta ao andamento da casa,
 e não come o pão da preguiça.

 Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; 
seu marido também, e ele a louva.

Muitas filhas têm procedido virtuosamente, 
mas tu és, de todas, a mais excelente!

 Enganosa é a beleza e vã a formosura, 
mas a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada.

 Dai-lhe do fruto das suas mãos, 
e deixe o seu próprio trabalho louvá-la nas portas.



     (Provérbios 31.10-31)

Vestida de Força e Dignidade

Por que escolhi este nome? 
A resposta encontramos na Bíblia Sagrada
 em Provérbios 31.25 que diz:
 "A força e a dignidade são os seus vestidos." 

Oi?! O que significa isso?
Que "tecido" é esse?
Que "marca" é essa?
Que Força e Dignidade são essas que formam um vestido?
Como pode uma mulher se vestir assim?
Soa estranho para você ou já se familiarizou com essa frase?

Tudo isso vamos falar e aprender juntas aqui nesta página.
Nesse versículo temos muito a meditar.
Deus tem muito a acrescentar a nós!
Todo dia é dia de aprendermos e meditarmos na Palavra do Senhor Jesus.
Todo dia é dia de louvarmos ao Senhor por todas as coisas que Ele tem feito.
Todo dia é dia de vencermos a batalha que está travada e que está vencida através de Jesus. 
Todo dia é dia de vestirmos a armadura do cristão.

TODO DIA É DIA DE NOS VESTIRMOS DE FORÇA E DIGNIDADE!
E aí já se vestiu com este vestido hoje?

Meu testemunho e experiência com Deus num quarto de Hospital - Sejas tu um instrumento nas mãos de Deus.-

Oi meninas! Quero compartilhar com vocês um testemunho que tive essa semana.


 (P.s é um pouquinho longo, fiquem a vontade pra ler! ;) )
Agradeço a Deus por algo que ele fez na minha vida dia 02/05/2017 num quarto de hospital.
Foi o dia que eu acompanhei o meu avô que está hospitalizado. Quem me conhece sabe que não gosto (ou gostava) de ir em hospitais, a maioria deve não gostar também, mas eu particularmente me considerava fraquinha pra essas coisas, me abalava quando ia em hospitais. Quando soube que eu tinha que passar 12 horas direto no hospital já estava me preparando antecipadamente psicologicamente para isso. Achei então que passaria o dia todo lendo e estudando sentada próxima ao meu avô. Só que não. Deus tinha outra prioridade maior para mim naquele dia.
Às vezes, achamos que um testemunho para impactar vidas deve ser de milagres, não sei se ocorreram milagres naquele quarto ou hospital, mas uma coisa eu tenho certeza, Deus se manifestou naquele quarto de uma maneira que não posso explicar. Não parecia um quarto de hospital, geralmente associamos hospital com dor, doença, tristeza, morte, mas pela primeira vez, associei aquele quarto de hospital com vida, luz e paz.
Tudo começou quando estava lendo a Bíblia pela manhã e um Sr. que estava internado no mesmo quarto do meu avô estava acompanhado com o seu filho. Este começou a falar que trabalhou em vários lugares e que fazia o bem sempre que pudesse. Percebi que ele conhecia um pouco da palavra de Deus e começamos o assunto sobre praticar o bem. Até o momento que eu falei que as obras por mais do que boas elas não salvem uma pessoa e sim a fé e a confissão em Jesus Cristo. Logo, o Sr. que estava internado, começou a falar sobre obediência a Deus e ele abriu a Bíblia e começamos a trocar versículos. Em seguida, uma Sra. que estava acompanhando outro paciente, começou a participar da conversa e depois outro Sr. internado.
Meu avô pelo fato ter sido internado com pneumonia, estava recebendo alimento e água pela sonda e toda hora pedia água, mas não podíamos dar oralmente. Aquilo me tocou, pois percebi o seu sofrimento de apesar estar recebendo água pela sonda, não era o suficiente para ele. E Deus começou a partir dessa percepção que Ele queria nos falar a respeito da sede espiritual. A partir dali parecia que todos os versículos de sede e fome saltavam do livro de João e Apocalipse, assim compartilhava com os demais no quarto.
Resumindo, passamos a manhã e a tarde falando de Deus e compartilhando as passagens bíblicas. Faltavam-se uma hora para a troca dos acompanhantes e começamos a orar com a participação de uma enfermeira. No momento da oração, Deus tocou aquele Sr. que estava internado e começou a chorar, quando começamos a orar pela vida do filho daquela Sra. uma bandeja de medicação caí no chão e faz um barulho enorme, mesmo assim continuamos em oração. Quando terminamos de orar aquele Sr. disse que estava um mês no hospital e que nenhum dia foi como esse e a outra Sra disse que sentiu que quando começamos a orar se arrepiou e no momento que caiu a bandeja sentiu que havia uma força muito grande naquele quarto. Após a oração havia uma liberdade enorme, vontade de louvar ao Senhor e foi o que aconteceu. Pudemos cantar naquela tarde a música “Nada pode calar um adorador” e realmente foi isso. A doença, a dor, o medo, a insegurança e até a morte, nada disso pode calar um adorador. Se somos verdadeiros adoradores, nada pode nos impedir de adorarmos ao nosso Deus. A adoração faz parte de um coração grato a Deus e no momento em que murmuramos estamos dizendo que Deus não está fazendo a coisa certa, dizemos que ele não está certo ou que não sabe o que faz.
Aquele Sr. que tanto citei me falou que era pregador de uma outra igreja e que Deus o havia renovado. Estava com problemas de visão e que era difícil ler a bíblia apesar de se esforçar e que naquele dia DEUS havia me enviado para ler tudo que ele precisava ouvir. Aquela Sra. disse que sentiu que o seu caminho havia se tornado claro e leve, pois tinha chegado pela manhã aflita, angustiada e que estava indo para casa com um ânimo novo e o Sr que ela estava acompanhando ele não falou uma palavra o dia todo e depois de terminar de cantar bateu palmas e disse que foi muito bom o dia. Meu avô passou praticamente o dia todo dormindo, mas creio que Deus o tocou mesmo assim.
Voltei para casa renovada, parecia que tinha voltado de um retiro da igreja. Nunca imaginei que num quarto de hospital Deus me revelaria um sonho que havia tido na semana passada e que até o momento me inquietava e eu tentava entender.
Por último, quero escrever para vocês, não importam o lugar que você estejam, deixem serem usados por Deus e vocês testemunharão d’Ele. Pelas 5 horas da madruga, levantei passando mau e achando que não conseguiria acompanhar o meu avô, somente faltando 5 minutos para sair melhorei. Graças a Deus esse mau estar não impediu de fazer o que Deus havia preparado para nós aquele dia. Não deixe ser tomado pelo medo, insegurança ou dúvida. Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos. Deus age na nossa fragilidade. O que para mim era algo tão difícil, para outros pode não ser. Mas uma coisa tenho certeza, Deus conhece o íntimo de cada um e Ele não dará um fardo que vocês não podem suportar. Ele tirará forças de onde não tem para fortalecer vocês nos momentos mais difíceis e fará coisas que vocês não imaginam.

Postagem em destaque

O que é a Bíblia? Qual é a importância da Bíblia? Como é organizada a Bíblia?

O que é a Bíblia? A Bíblia é a Palavra de Deus (também chamada de Escritura). Vamos ver abaixo as considerações que a própria Bíblia faz ...