domingo, 9 de maio de 2021

Mães que mudaram o mundo


Difícil em apenas um texto escrever palavras suficientes que homenageiam um papel tão amável, tão gracioso e importante quanto o de mãe.

Hoje, vou ler para vocês a referência de uma mãe que semeou no coração de seus 19 filhos o amor pela palavra de Deus. Segredos que fizeram diferença no futuro de todos.


Essa mulher dedicava todos os dias 1 hora para devoção individual com Deus. Quando não conseguia de dia, tirava uma hora da madrugada para poder meditar nas Escrituras e orar a Deus. Além disso, com cada filho separava uma hora para cuidar de cada um, responder suas dúvidas quanto à Palavra de Deus e assessorar no que precisavam. Ela estipulou um horário detalhado, que incluía devoções pela manhã e à noite e tempo de meditação e auto-exame regulares diante de Deus. 

Antes de saberem ajoelhar-se ou falar, seus filhos eram instruídos a dar graças pelo alimento. Logo que aprendiam a falar, repetiam a oração dominical de manhã e à noite; e eram ensinados também a acrescentar outros pedidos, conforme seu desejo. Ao chegarem à idade própria, um dia da semana era designado a cada um para conversar sobre suas dúvidas e dificuldades. Esse dia tornou-se, para cada um deles, precioso e memorável.

Quando marcava o quinto aniversário de cada filho como o dia em que deviam aprender o alfabeto. No dia seguinte, a criança que completava cinco anos e aprendia o alfabeto, começava o estudo da leitura, iniciando-o com o primeiro versículo da Bíblia.

 Na casa dela, não se ouvia criança chorando pedindo algo ou algum tipo de confusão. Era fiel e eficiente na disciplina dos filhos e da casa.

Seu marido e ela realizavam cultos domésticos e assim seus filhos aprenderam a importância de observar fielmente os cultos. Oração, ordem, disciplina, ensino, amor, organização do tempo faziam parte de sua rotina.


Você já ouviu falar sobre essa mulher? Se você já ouviu falar em John Wesley, provavelmente já ouviu falar em Susana Wesley. “Não se pode traçar a história do grande avivamento do século passado (1700), na Inglaterra, sem atribuir uma grande parte da merecida herança à mãe de John e Charles Wesley; isso não somente em razão da instrução profundamente transmitida nos filhos, mas também em virtude da direção que ela deu ao avivamento”. John Wesley foi um grande avivalista e Charles Wesley um grande compositor hinos e louvores riquíssimos. John Wesley ganhou mais de um milhão de almas para Cristo e Charles escreveu mais de cinco mil hinos cristãos.


Essa realidade é tão distante para muitas mães? Ou tudo isso ou algumas coisas fazem parte de sua rotina diária? O que nos falta para nos aproximarmos mais de Deus e assim aproximar nossos filhos? A Bíblia diz que “Como flechas na mão do valente, assim são os filhos da mocidade. Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, quando falarem com os seus inimigos à porta”. (Salmo 127.4,5)

Uma das verdades do texto acima que podemos aplicar na nossa vida é que precisamos aprender a criar e liberar nossos filhos para a vida. O que um valente (outra versão usa o termo guerreiro) fazia com uma flecha? Ele a atirava para longe de si. Ele a lançava para atingir um alvo.

 Assim os pais também fazem com os filhos, são eles que preparam para o caminho, para a vida como Susana fez. Que a vida de Susana Wesley possa servir de inspiração para as mães cristãs de hoje, nessa época negra em que vivemos e tão desprovida de referenciais de vida e de fé para as crianças e os jovens!

A herança é  aquilo que deixamos para as pessoas, legado é aquilo que deixamos nas pessoas e Susana Wesley, deixou em seus filhos as riquezas da Palavra de Deus. 


Precisamos de mais exemplos e inspiração? O que podemos dizer sobre a mulher e mãe de Provérbios 31? “A força e a honra são seu vestido, e se alegrará com o dia futuro.” - “Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva. Muitas filhas têm procedido virtuosamente, mas tu és, de todas, a mais excelente!” (Provérbios 31:28,29.


Que você mãe, saiba e lembre-se sempre da importância do seu papel para com Deus e com a sua família. Neste dia, junto com as crianças queremos homenageá-la e dar graças a Deus pela sua vida. Sinta-se abraçada e agraciada por cada um. Que Senhor te abençoe e te guarde; O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti; O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O que é a Bíblia? Qual é a importância da Bíblia? Como é organizada a Bíblia?

O que é a Bíblia? A Bíblia é a Palavra de Deus (também chamada de Escritura). Vamos ver abaixo as considerações que a própria Bíblia faz ...