domingo, 27 de agosto de 2017

[Série] “Eu ansiosa?" #Parte2 Ansiedade X Paternidade de Deus

FreePik

 O que vou escrever são praticamente resumos sobre as pregações, às quais eu falei no texto anterior. O que estiver em “rosa” são resumos das palavras do Dr. Cesar Coneglian que é Terapeuta Psicólogo e Pastor. Ele  fez uma Série de 10 estudos sobre a “Ansiedade e a Paternidade de Deus”.
  Vale muito a pena ver!

De 0 a 10, qual é o nível de ansiedade que você tem? Você já parou para pensar nisso? Este é um assunto que nos envolve muito diariamente.
Aprendi nesses estudos que a ansiedade não é um pecado, como eu imaginava... A ansiedade é um sentimento. Ela não consiste como pecado. Com o advento do pecado, todos nós somos ansiosos.  Ansiedade, se eu não cuidar leva ao pecado.
Estamos ansiosos quando não enxergamos com os olhos de Deus. Ou melhor, quando nós não enxergamos Deus como pai. Se formos analisar, a palavra PATERNIDADE de acordo com o dicionário Grego, significa “Pater” = nutridor, sustentador, protetor.
A ansiedade aparece em nós através da compulsão, ciúmes, hiperatividade, medo, irritabilidade... Se você for analisar, todas essas características estão associadas com o exagero, excesso. Se for para ter excesso que seja em  oração, amar a Deus acima de todas as coisas, dai graças por tudo e tudo que venhamos fazer seja para a glória de Deus!!
Quem aqui já teve algum medo? Essa pergunta chega a ser boba, é claro que todo mundo já teve medo. Mas a pergunta que fica é: Você já teve medo da morte? Esse é o maior medo que um ser humano pode ter. Porém, quando temos a mente de Cristo, o nosso coração é tomado por descanso e nenhum tipo de medo pode tomar conta de nós, porque o nosso coração já foi tomado pela paz de Deus. É espantoso, mas o nosso Deus sabe o dia da nossa morte. Nada pode acrescentar um dia na nossa vida. Se estamos com Jesus não há o que temer. Na Bíblia diz que preciosa é a morte dos santos aos olhos de Deus.
Satanás quer destruir o papel de pai nas famílias. Porque destruindo o papel do pai, destroi a forma como as pessoas veem Deus.
Em Mateus 6.19- 21 diz para não acumularmos tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam.
Mas sim acumularmos tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam. Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração
.
Acho muito forte esses versículos. Pensem, Jesus nos disse para acumularmos tesouros no céu. O que significa isso? Significa que a nossa vida aqui na terra é passageira, então por que nos preocuparmos com esta vida terrena a ponto de ficarmos doentes? Se ele nos disse que é para acumularmos tesouros no céu, isso nos aponta que é mais importante focarmos na nossa vida eterna. Jesus disse que "onde está o nosso tesouro, aí estará o nosso coração", se estivermos com os olhos no Senhor Jesus, nas coisas do alto, nosso coração estará lá também.
Romanos 12.1 diz: “Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês.”
                O que alimenta os nossos pensamentos é o nosso corpo (visão, audição...) Devemos procurar nos alimentar da palavra diariamente. Os ansiosos são aqueles que procuram as coisas da vida fora da vontade de Deus. O que ganhar a tua mente, ganhará a sua conduta.
No momento que entregamos o nosso corpo para a nossa vontade (mente), entregamos ele para o pecado. O diabo é o inimigo da nossa alma.
Aprenda a colocar os olhos no que você precisa colocar. Coloque os olhos em Deus. Tem uma música muito linda de um grupo de louvor aqui do Brasil que um trecho diz assim em determinada parte:

        “Coloque os olhos em ti quando as circunstâncias parecem mentir,
        tentando roubar minha fé, tentando me desanimar, me fazer desistir.
        Mas eu sei que a visão se cumprirá, não falhará.
                    Pode o tempo passar, mas o que Deus falou, Ele fará.
                    Meus olhos estão em Ti, Senhor
        Pois por mim mesmo nada posso fazer
        Espero somente em Ti, Senhor
       Teu braço forte opera o impossível”   

Vamos ler a Palavra de Deus, vamos orar, vamos jejuar até que o Senhor venha e limpe a nossa mente.
Preste atenção neste versículo:  “Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?” (Mateus 6.26) Deus nos orienta a colocarmos os nossos olhos em outras coisas que não seja a comida ou trabalho. Um exemplo disso é que o dinheiro não é problema para Deus. Ele sabe do que precisamos.  Devemos olhar para o nosso Pai Celeste e crer que Ele vai nos suprir.



P.s:. Se você quiser fazer o estudo completo sobre a Ansiedade e a Paternidade (o que te sugiro), segue os videos do 2º estudo abaixo. 
Os videos também estão disponíveis no canal do Blog no You Tube.


Video Parte 2



Deus te abençoe!!!

quinta-feira, 17 de agosto de 2017

[Série] “Eu ansiosa?" #Parte1 Ansiedade x Paternidade de Deus

FreePik

   É impressionante quando estamos estudando sobre um assunto. Ainda mais quando se trata da Palavra de Deus, a qual precisamos praticar o que lemos e estudamos para não sermos hipócritas.
   Há poucos dias atrás, passei por algo que posso chamar de “crise de ansiedade”. Praticamente renunciei uma proposta de trabalho na área que eu atuava. Contudo, renunciei por ter convicção que deveria atuar em outra área profissional que estava prestes a iniciar. A área que eu atuava era financeira e eu já estava “saturada”. Passando-se um ano de descanso, de renovo e de descobertas em relação a minha vocação, no último minuto do segundo tempo, quando eu já estava decidida e inscrita para começar meus novos estudos nessa minha nova área de interesse, surgiu uma grande oportunidade para trabalhar no ramo anterior. Isso me gerou uma forte ansiedade, pois tinha que decidir entre os dois. Não teria como fazer ambos, um interferiria no outro. Os dois teriam vantagens e desvantagens, porém distintos. Cada área puxava para um lado.  

     A Palavra de Deus diz que “na multidão de conselhos há a sabedoria”, em outra versão diz que “com muitos conselheiros, há segurança”. Então, consultei o meu esposo e com a sua paciência disse que nesse caso só eu poderia decidir e apontou os prós e contras, como eu já tinha feito. Ainda assim, o meu coração estava tão agitado e achava que teria que consultar o nosso pastor, procurando uma resposta final. E o que foi que aconteceu? O mesmo que antes. A decisão pertence a mim. Muitas vezes, queremos passar a responsabilidade para outras pessoas, achando que elas terão uma resposta mágica e assertiva. Isso pode acontecer, mas nesse caso, Deus queria que eu confiasse mais n’Ele. 
Que eu dependesse apenas d’Ele. Em questão de duas semanas, senti como se minha vida profissional escapasse das minhas mãos, na verdade, há um ano eu já tinha sentido isso. Não apenas sentia, mas foi o que literalmente aconteceu. Deus, muitas vezes, nos faz sentir como se não tivéssemos chão. Por que isso? Porque Ele quer que, nós filhas, dependamos somente d’Ele! Difícil isso? Sim... Muito!     Contudo você aprende que é melhor depender d’Ele do que fazer por sua vontade própria.
    Agora, te pergunto: Já passou por isso? Já passou por momentos em que você tem que decidir entre duas situações, na qual ambas são boas, mas uma é mais favorável que a outra? Provavelmente já passou por isso. E sabe o quanto o coração fica dividido.

       Como na vida, nada acontece por acaso e tudo tem um propósito debaixo do sol. Umas duas semanas atrás, apresentaram-me uma série de 10 pregações sobre a “Ansiedade e a Paternidade” do Terapeuta Psicológo e Pastor Cezar Coneglian. Sabe aquelas pregações ou palestras que você quer indicar loucamente para os seus amigos e familiares conhecer? Pois é, essas pregações são umas delas. É incrível como, o Dr. Cezar aborda o tema ansiedade e a paternidade de uma forma tão clara e tocante. Fiquei impressionada de como eu não havia encontrado esse material tão rico antes. Tudo o que eu fazia para vencer a ansiedade era ler a Bíblia e orar. Ainda assim, muitas vezes, senti-me vencida pela dita ansiedade.
      Depois, de ter começado a olhar essas pregações, comecei a ter mais entendimento do que é a ansiedade e descobri que o assunto da paternidade do Senhor para conosco tem muito a ver com a ansiedade.
Não estou exaltando de forma alguma o Dr. Cezar, apenas estou dando ênfase à sabedoria que Deus deu a ele para ajudar outras pessoas.
     Considerando tudo isso, desejo fazer resumos das pregações que eu tenho assistido e acrescentar esse material com aquilo que eu já havia descoberto e estudado antes. Comecei o texto falando sobre a minha experiência vivida há algumas semanas atrás e que já pude praticar o que aprendi nesses vídeos.
    Quero influenciá-la a ver todas as pregações e peço que depois, compartilhe comigo o que Deus falou com você. Abaixo segue o primeiro vídeo da série. 


P.s:. Se você quiser fazer o estudo completo sobre a Ansiedade e a Paternidade (o que te sugiro), segue os videos do 1º estudo abaixo. 
Os vídeos também estão disponíveis no canal do Blog no You Tube.


Vídeo Parte 1







Deus te abençoe!

quarta-feira, 2 de agosto de 2017

[Série] “Eu ansiosa?" Introdução Estudo Ansiedade x Paternidade de Deus

FreePik

Qual de vocês, por mais que se preocupe,
pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?

Mateus 6.27 –NVI


Nova semana, novo mês, nova série do blog “Vestida de Força e Dignidade”.
Ao ler a passagem de Mateus 6.27 podemos fazer as seguintes perguntas: Do que adianta a ansiedade?  Qual a diferença que ela produz na nossa vida? Como desencadeia a ansiedade? Como não ficar ansiosa? O que fazer para se livrar dessa dita ansiedade? Quais os tratamentos que existem? Qual é o ponto de vista natural e espiritual? Pretendo estudar todas essas perguntas com vocês ao longo deste mês. Creio que temos muito para aprender referente a esse assunto.
Na série anterior estudamos sobre o poder da nossa língua e concluímos que a mulher fala mais que os homens. Interessante. Pois novamente as mulheres ganham dos homens: Nós somos mais ansiosas que os homens.
Ao longo dos estudos, abordaremos a relação da ansiedade com o medo, com a língua, insegurança e de que forma podemos tirar proveito disso à luz das Escrituras.
Por anos li essa passagem da Bíblia e decorava, reescrevia-a no meu caderno de oração. Sabia dela na mente, no coração, mas não conseguia praticá-la como deveria. Achava que a ansiedade era consequência da minha genética e que não teria cura. Aliás, achava que não era tão ansiosa assim pra precisar de alguma cura. Passando-se os anos e trabalhando numa instituição financeira, percebi quão ansiosa eu era e precisava urgente se livrar dessa ansiedade.  Até que um dia o Senhor Jesus me fez entender que a ansiedade era um pecado na minha vida. Pecado porque não estava confiando 100 % em Deus. Fazia as coisas da minha maneira, antecipando-me muitas vezes.
Sinceramente, achava que pecado era matar, trair, roubar, mentir, invejar, blasfemar, invejar... Mas nunca a ansiedade.
Além de a preocupação ser um pecado por não confiar em Deus, é um pecado por não estarmos cuidando do nosso corpo. Sim! Foi isso que eu disse! No momento que não estamos cuidando da nossa mente, nosso corpo, estamos violando o mandamento que diz “Não matarás”. Garanto que quando você leu esse mandamento pela primeira vez, você logo associou com o ato de matar outra pessoa. Mas esse mandamento se abrange a nós mesmos também. Lembrando que o corpo é o templo do Espírito Santo e devemos zelar pela nossa saúde física e mental.
Sabemos que muitas doenças desenvolvem-se devido ao estado emocional e psíquico fragilizado. Como por exemplo: a gastrite, dores musculares, transtornos e até outras terríveis doenças.  Isso é comprovado pela ciência e pela Bíblia também. Porém, quero ressaltar que nem todo mundo que está com alguma doença é devido ao emocional. Não vamos generalizar, mas podemos imaginar que uma grande porcentagem sim.
Bom, não quero te desanimar e sim a te incentivar a vencer a ânsia de cada dia!
Oro a Deus para que eu consiga estudar e meditar de forma correta ao longo deste mês e que eu, de certa forma, possa ajudar você neste assunto que é tão conhecido no mundo por ser considerado como a doença do século.
Que possamos pôr em prática o que diz em Filipenses 4.6:

“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas,
e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento,
                                 guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.



Vamos vencer juntas?

Deus conosco!
💗

Postagem em destaque

O que é a Bíblia? Qual é a importância da Bíblia? Como é organizada a Bíblia?

O que é a Bíblia? A Bíblia é a Palavra de Deus (também chamada de Escritura). Vamos ver abaixo as considerações que a própria Bíblia faz ...