sábado, 17 de julho de 2021

O que é e como fazer devocionais?


A própria Bíblia nos sugere alguns cuidados e que devemos 
interpretar a Bíblia conforme o Senhor propôs originalmente. Porém, muitos assumem encontrarem dificuldades ao lidarem com o texto bíblico e acham difícil a leitura.

Vejamos abaixo alguns pontos relevantes que devemos levar em consideração para termos uma melhor compreensão do texto bíblico:

🍃🌸🍃

1) A Bíblia foi escrita por homens, portanto, se espera que ela contenha aspectos

humanos, como tempo, cultura, linguagem, cosmovisão e contexto de uma

determinada época. Por isso, a interpretação bíblica é uma tarefa que exige

atenção.

🍃🌸🍃

2) A Bíblia nos exorta a buscarmos sabedoria no modo de viver e que isso NÃO é uma tarefa fácil. Também é mencionado que Paulo passa um período de 14 anos antes

de ser reconhecido como o pregador dos gentios (Pv 2.1 – 5; Gl 2.1). Concluímos,

portanto, que Deus deixou pérolas que só serão dadas aos que se esforçam,

memorizam e meditam nas Escrituras. Em contrapartida, a mensagem

fundamental de salvação e os aspectos que são relevantes para nosso crescimento

espiritual estão escritos de forma clara na Bíblia.

🍃🌸🍃

3) Os ministérios e os dons  foram dados por Deus para a edificação da igreja 

(I Co 12.7; Ef 4.11 – 12), por isso, devemos esperar que muitos textos o Senhor nos dê o entendimento mediante a pregação e o ensino da Palavra de Deus em momentos oportunos. Sendo assim, o ideal é que tenhamos uma leitura diária da Palavra de Deus para conhecermos determinadas passagens e, assim, quando Deus for usar alguém para pregar e ensinar tais textos, nosso aproveitamento será muito maior.

🍃🌸🍃

Para facilitar a tarefa de interpretação bíblica, podemos seguir algumas

orientações:

1) Ler o texto completo e fazer algumas perguntas ao texto: O que aconteceu? Quem

fez (ou falou)? Para quem? Por quê? A que conclusão eu posso chegar?

2) Leia os livros da Bíblia de seu começo ao fim, não pegue um texto isolado, pois

pode perder fato que serão importantes para tua compreensão.

3) Procure conhecer o significado das palavras. Ler duas versões diferentes para

compará-las é adequado. (lembre-se que algumas traduções são paráfrases do

texto).

🍃🌸🍃

O que é e como fazer devocionais?

Devocionais são momentos que separamos para estar em contato com Deus, seja

mediante a leitura, meditação bíblica e oração. É adequado para o cristão ter como hábito pelo menos um momento devocional por dia.

Para que possamos criar o hábito devocional, podemos seguir algumas instruções:


1) Ore antes de começar.

2) Escolha um livro.

3) Leia apenas uma pequena porção (Pode ser um parágrafo. Um parágrafo se inicia com a primeira letra em negrito).

4) Faça perguntas ao texto e medite nas respostas.

🍃🌸🍃

Algumas perguntas importantes para se fazer quando ler um capítulo da Bíblia:

a) O que aconteceu?

b) Quem fez ou falou?

b) Para quem?

c) Por quê?

d) A que conclusão eu posso chegar?

 e) Como posso aplicar isso em minha vida? Tem como?

f) Quais foram as lições que aprendi?

 🍃🌸🍃

5) Ore ao Senhor.

🍃🌸🍃

Exemplo de devocional:

Após orar adorando, confessando os pecados e pedindo a Deus que o guie na

leitura bíblica, o texto lido foi Mateus 22.34 – 40. Obs.: Espera-se que a pessoa tenha lido desde o início do Evangelho de Mateus.

Identificar o significado de algumas palavras: fariseus, saduceus, intéprete da Lei, experimetando-o, Lei, Profetas.

Perguntas norteadoras: 🍃🌸🍃

O que aconteceu? Os fariseus se reuniram, visto que os saduceus foram calados por Jesus, para experimentar Jesus. Perguntaram para ele qual era o maior mandamento da Lei. Jesus respondeu que o maior e primeiro é amar a Deus de todo coração, alma e entendimento e o segundo amar ao próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas.

Quem falou e para quem? Os fariseus perguntaram e Jesus respondeu.

A que conclusão eu posso chegar? Jesus ensinou que eu devo amar a Deus acima de tudo e com toda intensidade que eu puder. Eu também devo amar o próximo como a mim mesmo. Devo refletir como eu posso fazer melhor isso no meu dia-a-dia. Vou pensar nas minhas atitudes e tentar identificar se eu realmente amo a Deus e se realmente eu amo o meu próximo.

ATENÇÃO: Uma maneira de aprofundar no estudo é ler as passagens remotas que as Bíblias fazem referência. Por exemplo, poderíamos ter lido a situação acima como está apresentada no Evangelho de Marcos 12.28 – 31.

Terminar fazendo uma oração agradecendo a Deus e suplicando que a Palavra tenha efeito em sua vida. Uma ótima dica para se aprofundar mais na comunhão com Deus é memorizar as Escrituras. Por exemplo, podemos destacar um versículo, ou uma pequena porção daquilo que foi lido na semana e memorizar. Recite a referência antes e depois de recitar o versículo.

Se você memorizar o versículo e recitá-lo por aproximadamente dois meses,

provavelmente, você jamais esquecerá o texto.

🍃🌸🍃

Tarefa:

1) Leia Mateus 6.5 – 15.

2) Faça dois devocionais, utilizando as dicas que mencionamos. O primeiro

devocional deve ser baseado em Mateus 6.5 – 8. O Segundo devocional deve ser

baseado no texto de Mateus 6.9 – 15.

🍃🌸🍃

Texto elaborado por mim e pelo meu esposo para a Escola Bíblia em que ele é coordenador.

🍃🌸🍃

Espero que estas dicas ajudam as irmãs! Graça e Paz, Bárbara Guaríze.

domingo, 9 de maio de 2021

Mães que mudaram o mundo


Difícil em apenas um texto escrever palavras suficientes que homenageiam um papel tão amável, tão gracioso e importante quanto o de mãe.

Hoje, vou ler para vocês a referência de uma mãe que semeou no coração de seus 19 filhos o amor pela palavra de Deus. Segredos que fizeram diferença no futuro de todos.


Essa mulher dedicava todos os dias 1 hora para devoção individual com Deus. Quando não conseguia de dia, tirava uma hora da madrugada para poder meditar nas Escrituras e orar a Deus. Além disso, com cada filho separava uma hora para cuidar de cada um, responder suas dúvidas quanto à Palavra de Deus e assessorar no que precisavam. Ela estipulou um horário detalhado, que incluía devoções pela manhã e à noite e tempo de meditação e auto-exame regulares diante de Deus. 

Antes de saberem ajoelhar-se ou falar, seus filhos eram instruídos a dar graças pelo alimento. Logo que aprendiam a falar, repetiam a oração dominical de manhã e à noite; e eram ensinados também a acrescentar outros pedidos, conforme seu desejo. Ao chegarem à idade própria, um dia da semana era designado a cada um para conversar sobre suas dúvidas e dificuldades. Esse dia tornou-se, para cada um deles, precioso e memorável.

Quando marcava o quinto aniversário de cada filho como o dia em que deviam aprender o alfabeto. No dia seguinte, a criança que completava cinco anos e aprendia o alfabeto, começava o estudo da leitura, iniciando-o com o primeiro versículo da Bíblia.

 Na casa dela, não se ouvia criança chorando pedindo algo ou algum tipo de confusão. Era fiel e eficiente na disciplina dos filhos e da casa.

Seu marido e ela realizavam cultos domésticos e assim seus filhos aprenderam a importância de observar fielmente os cultos. Oração, ordem, disciplina, ensino, amor, organização do tempo faziam parte de sua rotina.


Você já ouviu falar sobre essa mulher? Se você já ouviu falar em John Wesley, provavelmente já ouviu falar em Susana Wesley. “Não se pode traçar a história do grande avivamento do século passado (1700), na Inglaterra, sem atribuir uma grande parte da merecida herança à mãe de John e Charles Wesley; isso não somente em razão da instrução profundamente transmitida nos filhos, mas também em virtude da direção que ela deu ao avivamento”. John Wesley foi um grande avivalista e Charles Wesley um grande compositor hinos e louvores riquíssimos. John Wesley ganhou mais de um milhão de almas para Cristo e Charles escreveu mais de cinco mil hinos cristãos.


Essa realidade é tão distante para muitas mães? Ou tudo isso ou algumas coisas fazem parte de sua rotina diária? O que nos falta para nos aproximarmos mais de Deus e assim aproximar nossos filhos? A Bíblia diz que “Como flechas na mão do valente, assim são os filhos da mocidade. Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, quando falarem com os seus inimigos à porta”. (Salmo 127.4,5)

Uma das verdades do texto acima que podemos aplicar na nossa vida é que precisamos aprender a criar e liberar nossos filhos para a vida. O que um valente (outra versão usa o termo guerreiro) fazia com uma flecha? Ele a atirava para longe de si. Ele a lançava para atingir um alvo.

 Assim os pais também fazem com os filhos, são eles que preparam para o caminho, para a vida como Susana fez. Que a vida de Susana Wesley possa servir de inspiração para as mães cristãs de hoje, nessa época negra em que vivemos e tão desprovida de referenciais de vida e de fé para as crianças e os jovens!

A herança é  aquilo que deixamos para as pessoas, legado é aquilo que deixamos nas pessoas e Susana Wesley, deixou em seus filhos as riquezas da Palavra de Deus. 


Precisamos de mais exemplos e inspiração? O que podemos dizer sobre a mulher e mãe de Provérbios 31? “A força e a honra são seu vestido, e se alegrará com o dia futuro.” - “Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva. Muitas filhas têm procedido virtuosamente, mas tu és, de todas, a mais excelente!” (Provérbios 31:28,29.


Que você mãe, saiba e lembre-se sempre da importância do seu papel para com Deus e com a sua família. Neste dia, junto com as crianças queremos homenageá-la e dar graças a Deus pela sua vida. Sinta-se abraçada e agraciada por cada um. Que Senhor te abençoe e te guarde; O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti; O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

domingo, 28 de março de 2021

Nao se preocupem, nós vamos dar as mãos novamente!



 


De onde vem o nosso socorro? Onde está a nossa esperança? Quais são as nossas expectativas diante da situação que estamos vivendo? Conseguimos olhar além do horizonte? Assim como Deus perguntou para Jó onde ele estava quando lançava os alicerces da Terra, acredito que Ele possa nos perguntar quando O questionamos diante das circunstâncias da nossa vida. Este momento que estamos enfrentando, não estamos sozinhos. Há milhares de pessoas na mesma situação, inclusive perto de nós. Um vírus que não escolhe cor, raça, religião, poder aquisitivo tem amedrontado numerosa multidão, tem tirado a vida de muitas pessoas e as que sobreviveram tende aprisioná-las ao medo. Para quem conhece a Palavra de Deus, sabe quem está por trás do medo, certo?  Quem aprisiona pessoas? Atas vidas? Precisamos lutar contra esse medo e não nos render a ele. Precisamos sim, ser cautelosos, prudentes, fazer a nossa parte diante do que está ao nosso alcance, mas não podemos “louquiar” diante de tudo isso.

Nos renderemos ao pavor? Ao medo? À exclusão? Se fizermos isso, o que sobrará de nós?! Vamos nos render à oração, vamos nos render à leitura bíblica, vamos nos render em jejum diante do Senhor. Como povo de Deus não devemos andar de cabisbaixo, vamos levantar! A nossa esperança está em Cristo, n’Ele tudo podemos! Dele vem a força! Não é pela nossa força, nem pelo nosso poder, mas sim pelo poder de Deus.  Nele tudo podemos! Podemos enfrentar qualquer situação adversa pela força que Cristo nos oferece. A nossa alegria não está aqui na Terra, nas coisas momentâneas, a nossa alegria está em Cristo. A alegria inabalável que nada e ninguém pode comprar e nos tirar. Descansemos em Deus, vamos crer. Vença a incredulidade! Tudo passa... E essa pandemia vai passar!

Não se preocupe, vai passar.

Não se preocupe, vamos poder dar as mãos novamente!


“Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância.

Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade.

Tudo posso naquele que me fortalece.”

Filipenses 4:11-13


“Tudo posso naquele que me fortalece” ensina uma verdade muito importante: Jesus é nossa força. O nosso sustento e nossa alegria vem de Jesus e toda nossa vida depende Dele. Com Jesus, podemos passar por todo tipo de situação e ainda encontrar força para continuar.


Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos.

Filipenses 4.4

Postagem em destaque

O que é a Bíblia? Qual é a importância da Bíblia? Como é organizada a Bíblia?

O que é a Bíblia? A Bíblia é a Palavra de Deus (também chamada de Escritura). Vamos ver abaixo as considerações que a própria Bíblia faz ...