Neste poste, abordo alguns fundamentos que são importantes para o conhecimento de todo Cristão que é nascido de novo e refletir esses conceitos para que se tornem parte da vida prática do participante.
1 – Disciplinas espirituais (BIBLIOLOGIA, vida devocional, oração e jejum);
Os conceitos estudados são: A importância e estrutura das Escrituras; como organizar um tempo de leitura bíblica e como entender melhor o que se está lendo, o que é devocional e como organizar um momento devocional; o que é oração, o que a Bíblia fala sobre oração, tipos de oração: interseção, adoração, petição, súplica, confissão; o que é, como fazer e quais tipos de jejuns bíblicos.
2 – Estudos sobre Deus (TEONTOLOGIA);
Os conceitos estudados são: Quem é Deus, Deus como Criador, atributos incomunicáveis e atributos comunicáveis de Deus: eternidade, onipresença, onisciência, onipotência, bondade, amor, justiça e santidade.
3 – Estudos sobre o pecado (HAMARTOLOGIA);
Os conceitos estudados são: O que é pecado, Pecado Original e os efeitos do pecado.
4 – Estudos sobre a Salvação (SOTERIOLOGIA e CRISTOLOGIA);
Os conceitos estudados são: Quem é Jesus: Jesus como Deus e Cristo, Jesus como homem, Jesus como Salvador, os efeitos da Obra de Jesus e a resposta do homem às Obras de Cristo (arrependimento, confissão e fé).
5 – Estudos sobre o Espírito Santo (PNEUMATOLOGIA);
Os conceitos estudados são: Quem é o Espírito Santo: Espírito Santo como Deus (Trindade), selo, intercessor e Consolador. Obras do Espírito Santo: fruto do Espírito Santo e dons do Espírito Santo.
6 – Estudos sobre a igreja (ECLESIOLOGIA).
Os conceitos estudados são: Ordenanças Bíblicas (Batismo e Santa Ceia), discipulado, evangelismo, trabalho, culto, família (papel do homem na família segundo a Bíblia, papel da mulher na família segundo a Bíblia e papel dos filhos na família segundo a Bíblia).
Esperamos que os temas abordados sirvam de auxílio para que todos nós possamos desfrutar de uma vida mais plena segundo as Escrituras.
Observação importante: O presente estudo parte do pressuposto que seus participantes são cristãos e têm a Bíblia como a Palavra de Deus e A consideram inerrante, infalível e inspirada. Todo o estudo será baseado naquilo que a Bíblia ensina sobre cada tópico.
“Portanto, quer comais, quer bebais ou façais qualquer outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus” (I Co 10.31).
Nenhum comentário:
Postar um comentário