segunda-feira, 3 de julho de 2017

[Série] "Eu e minha língua!" #Parte 1



Estudo de Tiago 3.1-17

Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia.
8 Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal.
Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.
10 De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim.
11 Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa?
12 Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos? Assim tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce.
17 Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia.

Estudo de Colossenses 3.12-17

12 Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência.
13 Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou.
14 Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito.
15 Que a paz de Cristo seja o juiz em seus corações, visto que vocês foram chamados a viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos.
16 Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seus corações.

17 Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação,façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus.

Lembretes para todos os dias!! =D

#1 Falar a linguagem de Deus = Ler a Bíblia em voz alta e meditar
#2 Ser porta-voz de Deus = Abençoar pessoas com a língua
#3 Não falar palavras torpes e sim palavras boas, de amor
#4 Usar nossa língua para glorificar a Deus, cantar louvores
#5 Usar a nossa língua para falar com Deus = oração

                 Como crentes, precisamos entender o poder de um órgão tão pequeno e que trás problemas tão grandes para nós, para os nossos relacionamentos, familiares, amigos e até com o nosso próprio Deus! A língua expressa o que sentimos, pensamos ou que queremos. Em I CO 2.16 ensina que nos foram dados, a mente de Cristo e os pensamentos, sentimentos e propósitos do seu coração. Há uma luta contínua entre a carne e o espírito. O homem quer pensar os seus próprios pensamentos, mas Deus deseja usar a mente do homem para pensar os pensamentos dele.   “Uma vez, havia um pintor que admirava bosques e os pintava com muita admiração. Certo dia, ele foi pintar um bosque mais lindo que ele já tinha visto. De repente aquela linda paisagem começou a pegar fogo e do bosque  em chamas começou a sair cobras e lagartos...”
                 O que podemos aprender sobre a história acima?  Nós somos o que falamos, assim como uma árvore que dá fruto de acordo com a sua espécie. Cedo ou tarde as palavras vão revelar que tipo de “árvore” você é.  O que revela o que uma pessoa é, é o que ela fala, escreve e faz. Além disso, lembramos que um dia nós daremos conta diante de DEUS de todas as palavras que falamos. Não é só nas palavras em si que vamos dar conta, mas também do tom que falamos (Mt 12.36). Nossas palavras mudam conforme muda o nosso coração. Que possamos deixar cada dia o Espírito Santo nos transformar com a Palavra de DEUS, enchendo nosso coração com amor, mansidão, benignidade, justiça e louvores ao nosso Deus

DESAFIO PARA A SUA SEMANA : meditar nos versículos abaixo:

Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos. Perto está o Senhor. FP 4.5

Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas Fp 4.8

A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um. CL 4.6
Há palavras que ferem como espada, mas a língua dos sábios traz a cura. Pv 12.18

Na multidão de palavras não falta pecado, mas o que modera os seus lábios é sábio. Pv 10.19

Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor, Rocha minha e Redentor meu! Sl 19.14



Deus abençoe você!
💚

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O que é a Bíblia? Qual é a importância da Bíblia? Como é organizada a Bíblia?

O que é a Bíblia? A Bíblia é a Palavra de Deus (também chamada de Escritura). Vamos ver abaixo as considerações que a própria Bíblia faz ...