quinta-feira, 13 de julho de 2017

[Série] ''Eu e minha língua!'' #Parte 2

Elas podem ser venenosas.

Você marcou de tomar um café com as suas amigas no shopping e está muito legal a conversa. Vocês dão risadas. Contam as suas novidades, mas de repente uma amiga começa a comentar algo de outra amiga que não está presente no encontro. Conta algo que soube e diz que só vai contar “prua orar” e no fim, todas se envolvem na conversa e terminam falando de assuntos que não são de sa conta. Já passou por isso? Ou melhor, você já fez isso? Provavelmente sim. Realmente, a língua é difícil de conter... Vamos melhorar isso?

Já parou para pensar e refletir sobre a fofoca, inveja, ira, vingança, maledicência e a hipocrisia? O que este grupo de palavras têm em comum? Já parou para pensar em qual é o grupo de pessoas que mais existem esses tipos de conversas?
Geralmente, quando é um grupo de colegas, de amigas e com muitas meninas, há uma possibilidade grande de ter essas “raposinhas” que destroem amizades (se é que podemos chamar assim).
Analisando de forma mais crítica, vamos para o dicionário e encontramos significados que revelam de forma mais profunda essas “raposinhas”.

·         Fofoca: dito maldoso, mexerico; obs.: A palavra grega para fofoca é diabolos.
·         Inveja: desgosto pela felicidade alheia;
·         Ira: desprovido de ódio, de ofensa;
·         Vingança: castigo, pena desprovido de ofensa;
·         Maledicência: difamação;
·         Hipocrisia: fingimento, falsidade.

A meu ver, dos seis itens acima podemos perceber que todas estão direta ou indiretamente associadas à ofensa. A ofensa é um gatilho que desenvolve a ira, a vingança, a maledicência, a fofoca, a inveja e a hipocrisia.
Não tinha pensado nisso? Veja os seguintes exemplos.

Quando você fofoca está atingindo a honra de uma pessoa, está depreciando sua reputação e demonstrando falta de consideração pelo fato de estar falando dela, contando algo que não é de sua conta.
Você pode me perguntar de que forma a inveja pode-se relacionar com a ofensa. Já te respondo assim que você responder duas perguntinhas...
Você acha que é pecado ter inveja?
Gostar de ser invejada é pecado?
A resposta para ambas as perguntas é sim, é pecado. Tem pessoas que gostam de ser invejadas e muitas vezes, insultam outras pessoas com o que elas têm. Digamos que a palavra certa é ostentação. Por outro lado, existem as pessoas que invejam a vida alheia, se comparam. Olham para os outros com raiva a fim de ter o que os outros têm por desejar ardentemente algo que não tem. Se sentem ameaçadas e quando tem a oportunidade de dão as famosas alfinetadas com palavras a fim de se sentirem superiores em recompensa ao que não tem.
Sobre a ira acho que não preciso explicar muito, né? A ofensa tem muito a ver com ela. Quantas vezes, nós fomos ofendidos e ficamos tristes, irados? Palavras que atingem a nossa honra, nos desrespeitam, nos injuriam e que nos faz sentirmos insultados geram ira. O que a palavra de Deus nos diz sobre isso?   “Evite a ira e rejeite a fúria; não se irrite: isso só leva ao mal.” (Salmos 37.8) Realmente, a consequência da ira pode acabar mal e fazer grandes estragos!
A vingança é resultado da ira, da ofensa, de algo que alguém disse, fez ou tomou de outra pessoa.
A maledicência é a difamação, a própria fofoca, ofensa...
E agora o que tem a ver a hipocrisia com a ofensa? Você já se sentiu ofendido alguma vez por algo que alguém disse e você não gostou e logo depois encontra essa pessoa e você finge que está tudo bem e ainda consegue dar um sorriso serrando os dentes. Isso não é falsidade? Hipocrisia? Ninguém é santo. Se você já passou por tudo isso ou está passando, não desanime! Sabemos que todos os dias precisamos lutar contra o pecado e contra a nossa própria língua, que é um dos meios que mais pecamos.
Jesus diz em Mateus 12.34 : “Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.”  Provavelmente aquele ditado popular surgiu desse versículo, “a boca fala do que está cheio o coração”.

Vamos observar o real significado da palavra ofensa no dicionário.

·         Ofensa:           1- Palavra que atinge alguém na sua honra, na sua dignidade;
 2- Palavra deprecia que possui a capacidade de injuriar ou de afrontar;
 3- Comportamento que demonstra falta de consideração;
 4- É um tipo de manifestação pela qual um indivíduo se sente insultado ou      desqualificado;
 5- Nas relações sociais, a ofensa é entendida como falta de respeito aos demais.

Observando tudo isso, podemos ver ponto em comum em relação à fofoca, inveja, ira, vingança, hipocrisia. Resultados da ofensa, das palavras ditas sem o temor de Deus, sem amor, sem responsabilidade. Um pecado chama o outro, assim como um abismo chama outro abismo, conforme está escrito em Salmos 42.7. Pecado gera pecado e consequências desastrosas.

As consequências de uma pessoa ofendida são terríveis. Todo cuidado com as palavras são pouco. Como o versículo que estudamos na semana passada na Série:  “Eu e minha língua” Parte I, “Do mesmo modo a língua é um pequeno órgão do corpo, no entanto se vangloria de grandes realizações. Vede como um bosque imenso pode ser incendiado apenas por uma fagulha.” Tiago 3.5
Uma pessoa ofendida tem grandes chances (se caso não perdoar o ofensor), de criar uma raiz de amargura no seu interior. E isso é só um dos problemas... Tem pessoas que de tão magoadas que estão desenvolvem doenças emocionais e físicas. Nossos sentimentos, pensamentos têm muita influência no nosso corpo. Por isso, que na Bíblia tem muitos versículos sobre perdão. Qual foi mesmo a quantidade de vezes que Jesus mandou nós perdoar todos os dias? Foi 70 x7

Todas nós somos pecadoras e precisamos ser transformadas pela palavra de Deus.
Provavelmente, ao ler este texto até aqui, acendeu um sinal vermelho em você de uma, duas ou mais características que você percebeu que precisa se arrepender e mudar urgentemente.

Talvez você pense ou diga “ah, mas a inveja só eu sei que eu tenho”, “eu tenho razão e direito, de muitas vezes, ficar irada” ou então “ai! Que raiva. Aquela pessoa merece tal coisa”. Quando você se ofende, diz: “vou pôr ela no seu lugar”, “quando eu tiver a oportunidade, vou dizer isso pra ela, ela que me aguarde” “tu não imagina o que fulano disse pra fulana... mas é pra orar, hein” “nossa, ela tem esses defeitos?”.

Tudo isso não passa de pensamentos mesquinhos e atitudes fúteis que mesmo aparentando serem pecados pequenos, causam grandes problemas.

Pode ter passado pela tua cabeça: “Puxa! Que assuntos chatos esses...” ou então: “Nossa! Por que abordar este assunto? Existem tantos outros que precisam ser trabalhados...” Tenho uma notícia pra te dizer: Se quer vencer a sua língua, precisa deixar Deus trabalhar em você. Assim sendo, você começará a mudar no momento que se arrepender.

                Lembre-se: Nem sempre o remédio tem gosto bom, mas ele mata as bactérias do seu corpo. Assim é a palavra de Deus, nem sempre vamos ficar felizes quando reconhecermos que temos alguns ou todos desses pensamentos, palavras e atitudes para serem mudados.
 Mas, sabemos que a alegria será maior e inimaginável quando chegarmos diante de Deus no dia do Juízo Final e sabermos que vamos passar a eternidade no céu com Jesus!

Por isso, hoje, chegou o momento de você refletir o que tem te separado de Deus, o que impede a sua comunhão com Jesus de florescer? Será a ira? A inveja? A maledicência? A fofoca?  A hipocrisia? A vingança?  Isso tudo são apenas detalhes que precisamos vencer todos os dias para sermos espelhos de Jesus, não só diante da sociedade, mas também diante do seu espelho.

Jesus tem muito mais pra você quando reconhece o seu estado de pecadora. No momento que você reconhece o seu padrão pecaminoso e aceita ser transformada por Jesus, algo maravilhoso acontece na sua vida. O Espírito Santo terá a liberdade de se mover em você, no teu pensar, no teu falar, no teu sentir, no teu agir...  Daí então, as coisas que você achava ser impossível de você se tornar ou acontecer, Deus faz um milagre.

Meu esposo diz que eu gosto de pôr esta frase em tudo que falo para “fechar com chave de ouro” (rsrs).. Então, vamos lá! 

“A fidelidade do Senhor leva a nossa vida além do que pedimos ou podemos imaginar.”

Aleluia! Coisa boa saber disso, né? Mesmo sendo pecadoras e falhas, temos um Deus que nos ama e perdoa os nossos pecados.

“As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não tem fim. Novas são a cada manhã.” (Lamentações 3.22,23)

                                                              Avante!
                                                         Deus conosco!
                                                                  💛

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O que é a Bíblia? Qual é a importância da Bíblia? Como é organizada a Bíblia?

O que é a Bíblia? A Bíblia é a Palavra de Deus (também chamada de Escritura). Vamos ver abaixo as considerações que a própria Bíblia faz ...