sábado, 15 de julho de 2023

O que é a Bíblia? Qual é a importância da Bíblia? Como é organizada a Bíblia?


O que é a Bíblia?

A Bíblia é a Palavra de Deus (também chamada de Escritura). Vamos ver abaixo as considerações que a própria Bíblia faz sobre si mesma:

  1. Paulo afirmou a inspiração das Escrituras e Sua utilidade II Tm 3.14 – 15. O Novo Testamento também é inspirado (Pedro classifica as cartas de Paulo equivalentes às Escrituras II Pe 3.15 – 16 e Paulo chama as palavras de Jesus de Escritura I Tm 5.18  referência a Dt 25.4 e Lc 10.7);

  2. A expressão “inspirado” significa “soprado por Deus” (θεόπνευστος);

  3. Muitas vezes pessoas utilizaram a expressão “Assim diz o Senhor” para refletir quem era o responsável por aquelas palavras. Essa expressão era parecida com a expressão da época “Assim diz o rei ...”, utilizada por aqueles que falavam em nome de um rei carregando sua autoridade. A Bíblia ensina que ninguém deve falar em nome do Senhor o que Ele não falou. Nm 22.38; Dt 18.18-20; Jr 1.9; Jr 14.13 – 18.

  4. A Bíblia é o registro escrito de Deus falando e atuando ao longo do tempo. Foi escrita por homens, mas com o sopro (inspiração) de Deus. Hb 1.1-2; II Pe 1.21



Qual a importância da Bíblia?

A importância consiste em conhecermos tudo o que Deus deseja que conheçamos a Seu respeito. Ela apresenta narrativas em seu texto que, de acordo com o tipo de texto, devem ser interpretadas e aplicadas em nossas vidas. Alguns cuidados devem ser tomados por nós:

  1. Pedro ensina que o dar atenção à voz profética de que Jesus é o Filho Amado é como uma “... candeia que brilha em lugar tenebroso ...” e que ninguém deve interpretar as profecias fora de seu propósito original. II Pe 1.19 – 21

  2. Jesus ensinou na parábola do Rico e o Lázaro que as Escrituras têm palavras que nos indicam a Salvação. Lc 16.27 – 31

  3. Quem crê em Jesus também crê nas palavras de Moisés. Jo 5.46 – 47

  4. Crer em Jesus diferente das Escrituras pode gerar tristezas e decepções. Lc. 24.19 – 27


Como é organizada a Bíblia?

 A Bíblia é composta por 66 livros e é divida em:

Antigo Testamento (39 livros) e Novo Testamento (27 livros).

O Antigo Testamento pode ser dividido em: Os livros da Lei (Torah): Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio; Livros Históricos: Josué, Juízes, Rute, I e II Samuel, I e II Reis, I e II Crônicas, Esdras, Neemias e Ester; Livros Poéticos: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cantares e Lamentações; Profetas Maiores: Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel; Profetas Menores: Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

O Novo Testamento pode ser dividido em: Evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas e João; Livro Histórico: Atos dos Apóstolos; Epístolas Paulinas: Romanos, I e II Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses Colossenses, I e II Tessalonicences, I e II Timóteo, Tito e Filemom; Epístolas Gerais: Hebreus, Tiago, I e II Pedro, I, II e III João e Judas. Profético: Apocalipse.

É importante destacar que a divisão acima é apenas uma forma de organização e os judeus não fazem uso da divisão acima apresentada no Antigo Testamento.


Tarefa:

  1. De acordo com Josué 1.8, que consequência haveria sobre Josué caso ele falasse das palavras da Lei e meditasse nelas dia e noite?


  1. Escreva um versículo do Salmo 119 que você acredita que se relaciona com a Palavra de Deus e explique por que (se prepare para compartilhar com o grupo).


  1. Leia João 15.7 e anote o que você entendeu (se prepare para compartilhar com o grupo).


Texto para memorizar

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra”. II Tm 3.16,17




sábado, 1 de julho de 2023

Você conhece alguns desses fundamentos da fé cristã?


 Neste poste, abordo alguns fundamentos que são importantes para o conhecimento de todo Cristão que é nascido de novo e refletir esses conceitos para que se tornem parte da vida prática do participante. 

1 – Disciplinas espirituais (BIBLIOLOGIA, vida devocional, oração e jejum);

Os conceitos estudados são: A importância e estrutura das Escrituras; como organizar um tempo de leitura bíblica e como entender melhor o que se está lendo, o que é devocional e como organizar um momento devocional; o que é oração, o que a Bíblia fala sobre oração, tipos de oração: interseção, adoração, petição, súplica, confissão; o que é, como fazer e quais tipos de jejuns bíblicos.

2 – Estudos sobre Deus (TEONTOLOGIA);

Os conceitos estudados são: Quem é Deus, Deus como Criador, atributos incomunicáveis e atributos comunicáveis de Deus: eternidade, onipresença, onisciência, onipotência, bondade, amor, justiça e santidade. 

3 – Estudos sobre o pecado (HAMARTOLOGIA);

Os conceitos estudados são: O que é pecado, Pecado Original e os efeitos do pecado.

4 – Estudos sobre a Salvação (SOTERIOLOGIA e CRISTOLOGIA);

Os conceitos estudados são: Quem é Jesus: Jesus como Deus e Cristo, Jesus como homem, Jesus como Salvador, os efeitos da Obra de Jesus e a resposta do homem às Obras de Cristo (arrependimento, confissão e fé).

5 – Estudos sobre o Espírito Santo (PNEUMATOLOGIA);

Os conceitos estudados são: Quem é o Espírito Santo: Espírito Santo como Deus (Trindade), selo, intercessor e Consolador. Obras do Espírito Santo: fruto do Espírito Santo e dons do Espírito Santo.

6 – Estudos sobre a igreja (ECLESIOLOGIA).

Os conceitos estudados são: Ordenanças Bíblicas (Batismo e Santa Ceia), discipulado, evangelismo, trabalho, culto, família (papel do homem na família segundo a Bíblia, papel da mulher na família segundo a Bíblia e papel dos filhos na família segundo a Bíblia).

Esperamos que os temas abordados sirvam de auxílio para que todos nós possamos desfrutar de uma vida mais plena segundo as Escrituras. 

Observação importante: O presente estudo parte do pressuposto que seus participantes são cristãos e têm a Bíblia como a Palavra de Deus e A consideram inerrante, infalível e inspirada. Todo o estudo será baseado naquilo que a Bíblia ensina sobre cada tópico.

“Portanto, quer comais, quer bebais ou façais qualquer outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus” (I Co 10.31).


quinta-feira, 22 de junho de 2023

Por que uma mulher é preciosa aos olhos de Deus?



Deus valoriza cada mulher desde a sua criação. Deus criou a mulher perfeita em sua feminilidade. Sendo ela diferente em muitos aspectos, mas com a mesma dignidade e honra do homem.
Satanás odeia a imagem da mulher e trabalha sempre para tentar denegri-la. Tirando o foco do seu papel, de sua função.
Nós fomos criadas para sermos amadas por Deus, para desfrutar de íntima comunhão com Ele.
Deus nos escolheu, nos chamou para fazermos a nossa missão aqui na terra. Em Provérbios 31.10-30 encontramos várias dicas para se tornar a mulher virtuosa.
Virtuosa é uma mulher que desempenha muito bem as suas funções e com satisfação e alegria de seu papel como mulher, esposa, mãe, amiga, profissional e serva do Deus Altíssimo.
A mulher virtuosa busca forças em Deus para não se deixar dominar-se pela ansiedade. Seus familiares cofiam nela porque sabem que tudo que ela faz é para o bem deles.
Deus é a sua força diária, otimismo, coragem, esperança, autoridade. Por isso, ela é positiva, toma atitudes certas e não reclama do dia mau.
Sua intimidade com Deus a faz sábia, conselheira, otimista, flexível, criativa, e aberta para o novo.
Use o seus dons e talentos para a glória de Deus!

Agora, irmãs, vamos orar para nos tornarmos essa mulher? 

"Senhor Jesus, eu te peço ajuda para me tornar a mulher que
 Deus deseja que eu seja, guiada nos teus caminhos, 
santificada nos pensamentos, nos sentimentos e nas atitudes.
Perdoe os meus pecados e me conduza a uma vida 
de prática da Palavra do Senhor!
Dai-me forças para continuar firme nas tuas promessas. 
Que eu possa desfrutar de íntima comunhão contigo e que a alegria,  o otimismo, a coragem e a esperança esteja em mim todos os dias da minha vida.
Ajuda-me a ser controlada e equilibrada em todos os sentidos, até nas finanças!
Oro para que eu tenha sabedoria de fazer render o que temos e agir com prudência, zelando pelo dia de amanhã sem ficar ansiosa.
Ajuda-me a ser uma boa esposa e interceder pelo meu marido.

É isso que eu te peço, em nome de Jesus. 
Amém!"



domingo, 18 de junho de 2023

O Jardim Secreto

 



No ano passado, eu e meu esposo estivemos visitando a pousada de um pastor amigo nosso. Nessa pousada, tiramos a foto acima. 

Olho para essa foto até hoje pensando na motivação de terem feito essa placa e terem posto no lugar que ela está. 


Esse Jardim Secreto é um espaço aconchegante e perfeito para quem deseja meditar e fazer um devocional. Por muitas vezes, tenho vontade de ir para um lugar assim e me encontrar com Jesus, principalmente, quando as coisas estão tensas em volta de mim. Às vezes, estamos em um momento da vida tranquilas, em paz e aquecidas com o Senhor, e de repente o caos ao nosso redor acontece. Muitas vezes, somos prejudicadas por outras pessoas, sofremos pelos pecados alheios e pelos nossos. A dor do pecado dói, dilacera e traz consequências para nós e para aqueles que estão próximos a nós. Parece pesado esse parágrafo do texto, mas é a realidade do que acontece quando alguém se rende ao pecado ou sai da presença de Deus. O mundo está caído. Jaz no maligno. E se não nos apegarmos em nosso Senhor Jesus não temos chance alguma de vencer suas ideologias e ataques e sermos felizes.


A verdadeira felicidade 


Para dar um exemplo, quero compartilhar uma experiência que tive há poucos dias. Estive em um evento de Educação e em um determinado instante disseram que a felicidade era relativa e que não existia uma única verdade sobre a felicidade. Relativizam muitas coisas, mas eu, como cristã, afirmo para aquelas que são as minhas irmãs em Cristo, a verdadeira felicidade existe sim e essa felicidade é Jesus Cristo! 


Por ser profissional da aŕea da educação, percebo que em muitas palestras e formações existe o interesse de que os professores insiram em suas aulas princípios e até mesmo ideologias contrárias às Escrituras. E, por essa causa, o medo bate à porta. Não sabemos o que pode acontecer no futuro conosco, pelo simples fato de crermos em Cristo. Percebemos os valores e a moral sendo desvirtuada. O que era errado, hoje não é mais. Assim como a felicidade, para muitos, a verdade passou a ser relativa. Aquilo que é verdade para você pode não ser verdade para mim e assim vice-versa. Contudo, não é isso o que vemos na Palavra do Senhor.


Apesar do medo bater à porta do nosso coração, não podemos nos entregar e sermos escravas do medo, pois o perfeito amor afasta todo medo. Quando confiamos no Senhor Jesus sabemos que Ele não nos deixará sozinhos e sempre nos protegerá. Temos que ler, confiar no Senhor e praticar a fé. Somos humanos e falhos, mas nosso Deus não é.


Lembre-se: em momentos de dificuldades procure um local para ficar a sós com Deus e se derrame perante Ele. Conte seus medos e suas ansiedades. Procure seu Jardim Secreto.


“Mas, quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está em secreto. Então seu Pai, que vê em secreto, o recompensará.”  Mateus 6.6


Quer ler mais? Acesso o blog Vestida de Força e Dignidade você terá leituras prazerosas que edificam a alma. 


Grande abraço e a paz do Senhor Jesus, Bárbara.



Postagem em destaque

O que é a Bíblia? Qual é a importância da Bíblia? Como é organizada a Bíblia?

O que é a Bíblia? A Bíblia é a Palavra de Deus (também chamada de Escritura). Vamos ver abaixo as considerações que a própria Bíblia faz ...