O que é a Bíblia?
A Bíblia é a Palavra de Deus (também chamada de Escritura). Vamos ver abaixo as considerações que a própria Bíblia faz sobre si mesma:
Paulo afirmou a inspiração das Escrituras e Sua utilidade II Tm 3.14 – 15. O Novo Testamento também é inspirado (Pedro classifica as cartas de Paulo equivalentes às Escrituras II Pe 3.15 – 16 e Paulo chama as palavras de Jesus de Escritura I Tm 5.18 referência a Dt 25.4 e Lc 10.7);
A expressão “inspirado” significa “soprado por Deus” (θεόπνευστος);
Muitas vezes pessoas utilizaram a expressão “Assim diz o Senhor” para refletir quem era o responsável por aquelas palavras. Essa expressão era parecida com a expressão da época “Assim diz o rei ...”, utilizada por aqueles que falavam em nome de um rei carregando sua autoridade. A Bíblia ensina que ninguém deve falar em nome do Senhor o que Ele não falou. Nm 22.38; Dt 18.18-20; Jr 1.9; Jr 14.13 – 18.
A Bíblia é o registro escrito de Deus falando e atuando ao longo do tempo. Foi escrita por homens, mas com o sopro (inspiração) de Deus. Hb 1.1-2; II Pe 1.21
Qual a importância da Bíblia?
A importância consiste em conhecermos tudo o que Deus deseja que conheçamos a Seu respeito. Ela apresenta narrativas em seu texto que, de acordo com o tipo de texto, devem ser interpretadas e aplicadas em nossas vidas. Alguns cuidados devem ser tomados por nós:
Pedro ensina que o dar atenção à voz profética de que Jesus é o Filho Amado é como uma “... candeia que brilha em lugar tenebroso ...” e que ninguém deve interpretar as profecias fora de seu propósito original. II Pe 1.19 – 21
Jesus ensinou na parábola do Rico e o Lázaro que as Escrituras têm palavras que nos indicam a Salvação. Lc 16.27 – 31
Quem crê em Jesus também crê nas palavras de Moisés. Jo 5.46 – 47
Crer em Jesus diferente das Escrituras pode gerar tristezas e decepções. Lc. 24.19 – 27
Como é organizada a Bíblia?
A Bíblia é composta por 66 livros e é divida em:
Antigo Testamento (39 livros) e Novo Testamento (27 livros).
O Antigo Testamento pode ser dividido em: Os livros da Lei (Torah): Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio; Livros Históricos: Josué, Juízes, Rute, I e II Samuel, I e II Reis, I e II Crônicas, Esdras, Neemias e Ester; Livros Poéticos: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cantares e Lamentações; Profetas Maiores: Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel; Profetas Menores: Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.
O Novo Testamento pode ser dividido em: Evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas e João; Livro Histórico: Atos dos Apóstolos; Epístolas Paulinas: Romanos, I e II Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses Colossenses, I e II Tessalonicences, I e II Timóteo, Tito e Filemom; Epístolas Gerais: Hebreus, Tiago, I e II Pedro, I, II e III João e Judas. Profético: Apocalipse.
É importante destacar que a divisão acima é apenas uma forma de organização e os judeus não fazem uso da divisão acima apresentada no Antigo Testamento.
Tarefa:
De acordo com Josué 1.8, que consequência haveria sobre Josué caso ele falasse das palavras da Lei e meditasse nelas dia e noite?
Escreva um versículo do Salmo 119 que você acredita que se relaciona com a Palavra de Deus e explique por que (se prepare para compartilhar com o grupo).
Leia João 15.7 e anote o que você entendeu (se prepare para compartilhar com o grupo).
Texto para memorizar
“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra”. II Tm 3.16,17