sexta-feira, 20 de outubro de 2017

[Série] "Eu ansiosa? #Parte7 Ansiedade X Paternidade de Deus

Photo by SwapnIl Dwivedi on Unsplash
 Todos nós temos sofrimento. Uns sofrem poucos, outros sofrem mais. Cada um lida de alguma forma com a dor. Jesus sofreu toda dor que alguém poderia sentir. Em Isaias 53 diz “Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.” (Isaías 53:4) Além de Cristo sofrer as dores físicas por ter sido pregado numa cruz, ele também sentiu dores espirituais. Que acredito serem muito mais doloridas do que a dor física. Imagina levar todo o pecado de seu povo nas costas? Imagina levar toda essa culpa em si? Os assassinatos, as traições, as mentiras, as invejas, tudo o que é corrupto.
No inicio era difícil para eu entender que Deus nos conduz muitas vezes à dor. Sim! Deus nos conduz para a dor com o objetivo de nos aperfeiçoar. Deus escolhe a área que vamos sofrer para formar o caráter de Cristo em nós. Para alguns, Deus escolhe a área financeira, para outros a profissional, saúde etc.
Em Isaias 64.8 diz que o Senhor Deus é o nosso pai, o oleiro e nós somos o barro. Ou seja, somos um vaso feito pelas mãos do Senhor. Assim como o oleiro quebra o vaso e faz de novo, assim o Pai Celeste nos quebra e nos faz novamente.
É complicado entender como um pai põe sofrimento em um filho. Como que um pai vai pôr uma doença em um filho? Não seria falta de amor? Porém, para compreendermos isso, basta imaginarmos uma criança que está no 7º andar de um prédio e pega uma cadeira para se pendurar numa janela. O que um pai faria diante dessa cena? É obvio que o pai iria até a janela e tiraria de lá a criança às pressas. A criança pode até chorar porque queria ficar lá e não via problema ou perigo algum ficar pendurada na janela, mas o pai não. Pelo fato de ele saber o que é melhor para essa criança, ter mais experiência de vida e saber que o fim terminaria em tragédia, o pai a buscou para protegê-la. Para a criança, isso foi um sofrimento, ela chorou, esperneou, mas só soube que era um perigo ficar lá depois de alguns anos em que ela amadureceu. Deus não faz diferente conosco.
Toda limitação que Deus Pai traz tem uma expressa finalidade de trazer proteção. Ele sabe exatamente onde está nos levando. Podemos ver como um exemplo isto: quando Deus nos tira de um emprego e nos coloca em outro que ganha a metade. Será que não é para aprendermos algo? Ou um livramento? Ou uma direção melhor? Não estou tirando a responsabilidade humana de foco, mas estou falando da soberania de Deus. Porque Deus não poderia tirar uma pessoa de um emprego e pôr em outro simplesmente porque ele queria?
“Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não da nossa parte.” (I Coríntios 4.7) Quando acontece algo conosco no qual não gostamos e não é atrativo aos nossos olhos, devemos confiar no Senhor porque ele está no comando. Às vezes passamos por necessidades, não para a nossa glória e sim para a glória de Deus. Porque o fim será bem melhor.
Temos a mesma natureza desse mundo. Deus nos faz vaso para trazer a dor do quebrantamento. De todas as dores que podemos viver, nenhuma dor é maior do que a dor do pecado.
O Senhor vai nos tomar, de tempo em tempo,
e vai nos desfazer. Por isso digo, a jornada cristã vem com desafios. O caminho nem sempre é plano, provavelmente encontrará pedras, subidas, mas o destino é certo. Cada um leva a sua cruz e segue Jesus. Cada um leva consigo suas próprias dores.
Em muitas situações, aprendemos com as experiências de outros, ou melhor, ainda aprendemos com a Bíblia. Mas muitas vezes, vamos aprender, a crescer pelos sofrimentos.
Somos queixosos demais, desesperados demais. Enquanto estivermos neste mundo teremos sofrimento.
A fonte do nosso sofrimento é o pecado. Os nossos pecados, os pecados dos outros. Sofremos muitas vezes pela nossa desobediência e descumprimento da Palavra de Deus. Sofremos muitas vezes pela desobediência dos outros que consequentemente nos afeta. De que sentido? Um pai que trai a esposa, a esposa sofre, os filhos sofrem, a família sofre, os amigos sofrem, a igreja sofre. Na vida familiar é assim: um planta, todos colhem.
O sofrimento pode vir diretamente de Deus, não necessariamente do pecado. “Sabemos que até hoje toda a criação geme e padece, como em dores de parto.” Romanos 8.22 A natureza geme por causa da vaidade do homem. Okay, mas por que não incluímos o diabo nisso? O diabo pode levar a pessoa ao sofrimento, somente se Deus permitir. Não foi assim que aconteceu com Jó?

Podemos entender então, que existem 4 fontes de sofrimento:

1   1- Pecado Original
2   2- Nosso Pecado
     3-Pecado do Outro
     4-Permissão de Deus sobre o sofrimento (Quando não há pecado da nossa parte)

Precisamos parar, pensar e olhar para a fonte da nossa dor. Será que este sofrimento que estou enfrentando é por causa do pecado original do mundo? Do meu pecado? Do pecado do outro? Ou sofrimento por permissão de Deus? Porque quando é do seu pecado é preciso parar e corrigir. Se for do pecado de quem está perto de você, precisas entender se é para falar para a pessoa ou somente orar. Quando o sofrimento vem de Deus, nós apenas precisamos nos sujeitar à vontade de Dele. Porque Ele sabe onde está nos levando.
Sofremos para a conservação da vida.
Deus nunca cria o mau, o pecado. Mas,  ele cria a aflição e a adversidade como um amoroso pai, que às vezes tira uma coisa que uma criança quer, por um bem maior.
   Que possamos confiar no Senhor, pois Ele sabe o que é melhor para nós. Descanse em seus braços de amor. Clame a Ele. Leia a Bíblia. Nela você encontra respostas para muitas dúvidas que você possa ter. Talvez, você não entenda a situação que está vivendo, mas logo em breve tudo se encaixará. Porque tudo Deus tem um propósito. Nada foi feito por acaso e nada acontece por acaso.
    “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.” (Ec 3.1)

Este texto foi escrito por mim e inspirado nos estudos do
Dr. Terapeuta e Psicólogo Cesar Coneglian.
 Abaixo, segue o link da série sobre a ansiedade e a Paternidade de Deus. 
Vale a pena olhar!

 Deus abençoe você! 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O que é a Bíblia? Qual é a importância da Bíblia? Como é organizada a Bíblia?

O que é a Bíblia? A Bíblia é a Palavra de Deus (também chamada de Escritura). Vamos ver abaixo as considerações que a própria Bíblia faz ...