![]() |
Photo by Sabine van Straaten on Unsplash |
O grande propósito de Deus é formar Cristo em nós. Qualquer coisa que você ouvir que exclua Cristo, isto não é o evangelho. O único e verdadeiro evangelho é baseado em uma pessoa. A pessoa de Jesus Cristo.
O nome que é mais usado na Bíblia para chamar Jesus é de filho. Então, Deus ao formar Cristo em nós, deseja, em especial, nos formar em uma filiação.
Só somos ansiosos quando não nos vemos como filhos de Deus. Todos nós temos traços de ansiedade. Nós temos ansiedade naquela área em que ainda não aprendemos a ter a filiação de Jesus.
Deus quer formar Cristo em nós. Primeiro, através da Palavra, segundo pelo Espírito Santo e terceiro pela dor.
Porque somos ansiosos? Porque queremos evitar a dor. Às vezes, queremos viver o Oásis na nossa vida com poucos desertos. Então, Deus nos leva ao deserto e forma Cristo em nós.
Jesus era plenamente obediente. Por que, então, ele precisava sofrer? Por causa de nós. Nosso irmão mais velho entende o que é dor e escassez. Ele sabe o que é uma morte na família (provavelmente José, seu pai terreno, faleceu cedo na vida de Jesus porque ele não é mais citado na Bíblia). O nosso bendito irmão mais velho sabe o que é sofrer. É n’Ele que precisamos encontrar socorro.
“O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus.” Romanos 8.16
Se somos filhos, somos herdeiros de Deus. Não estou falando ou ensinando uma teologia da dor. Não existe isso. Como filhos precisamos ser disciplinados, corrigidos. Por isso que sofremos. Não podemos rejeitar a dor. O Espírito Santo levanta a dor individual. Ele sabe qual tipo de dor mexe conosco.
Podemos observar como o nosso Pai nos corrige e nos disciplina. Como já citei no texto anterior, em Isaias 64. 8 diz que Deus é o oleiro e nós o barro. O oleiro desfaz um vaso e faz um novo. Não tem como crescer em nossa vida se não passarmos por momentos em que somos moldados. Para um vaso ser feito, ele precisa passar por um processo que ele mesmo será acabado.
Se um pai vê o seu filho brincando com uma faca. O que ele faz? Ele tira a faca! Por que um pai tiraria a faca? Para preservar a vida. Nós adultos, também brincamos com tantas “facas”... Tantas facas afiadas que pegamos. Nós nos relacionamos com pessoas que fazem negócios indevidos, nos relacionamos com pessoas que dão problemas, construímos amizades problemáticas, trazemos pessoas erradas para dentro de casa. E quando o pai vem e corta, a gente chora, se desespera. Não entendemos por que nós fomos privados daquele trabalho, daquele relacionamento, daquele dinheiro. Enquanto ficamos pensando ou chorando nisso, Deus está tranquilo porque Ele sabe o que faz. Ele está cuidando de nós, assim como cuidamos de uma criança.
Quando Deus envia uma dor, uma adversidade, não sabemos do que Deus está nos livrando. Nós não temos noção disso! Quando Deus não mostra o nosso futuro, Ele se faz Deus na nossa vida.
Quantos pais querem deixar uma reserva financeira para os seus filhos e nem tem noção de como o seu filho vai lidar com o dinheiro? E Deus precisa tirar o dinheiro de você para preservar a vida daqueles que estão por vir. Toda vez que Deus priva a vida é para a conservação.
Deus transforma toda nossa adversidade em bem. Qual é o bem supremo? Cristo formado em nós. Para cada dia que ficamos no deserto, olhamos para onde? Para Jesus ou para a dor? Nesta terra temos que vencer muitos inimigos. Temos que vencer inimigos em várias áreas.
Deus precisa nos manter com algum tipo de sofrimento. Acha isso muito forte? Quantas vezes você busca a Deus, ora, lê a Bíblia, vai à igreja? Você vai mais quando está triste ou quando está alegre? Já reparou que as pessoas correm mais para Deus quando estão tristes? São nos momentos de fraqueza, de dor, de solidão, de sofrimento que buscam mais ao Senhor. Deveria ser igual quando estamos alegres. Talvez, essa é a resposta porque Deus irá nos manter com algum “espinho na carne”. Precisamos ter confiança que o Pai está nos levando para um lugar melhor.
Então, para que serve a dor? Para entendermos o que está no nosso coração. Deus sabe exatamente que tipo de dor está sobre nós. Cada lágrima corrida tem um objetivo. Não há lágrima na nossa vida que não tenha uma finalidade.
Tem pessoas que não suportam a dor. Cada um tem um tipo de dor, cada um tem a sua dor. Deus nomeou essas dores para que saiba que há um fim proveitoso. Não se queixe de sua dor porque ela está nas medidas que você possa suportar. Quando olhamos para a morte de Jesus na cruz, não temos noção da dor que ele sofreu.
Tenhamos em mente que somos pó.
Deus alivia a nossa dor através de sua Palavra. Muitas pessoas, quando estão angustiadas não conseguem, não tem condição de ler a Bíblia. Está aí mais um motivo que precisamos estar com ela em nossa mente.
Quando Deus traz uma dor sobre um filho Dele, Ele traz com fidelidade. Com o propósito de formar Cristo em nós. O melhor pai é aquele que derrama no seu filho o seu caráter e é isso que Deus faz em nós. Mesmo sendo infiéis, Deus permanece fiel conosco.
Este texto foi escrito por mim e inspirado nos estudos do
Dr. Terapeuta e Psicólogo Cesar Coneglian.
Abaixo, segue o link da série sobre a ansiedade e a Paternidade de Deus.
Vale a pena olhar!
Deus abençoe você!
Nenhum comentário:
Postar um comentário